Sunday, May 31, 2009

Atlético zero Santo André zero.

Mesmo que o resultado final ontem não tenha sido a sensacional vitória do Atlético que era esperada, sou otimista, consigo pensar em várias coisas boas dentre as que aconteceram ontem no Mineirão.

Uma delas é a reconstatação de que Celso Roth é um técnico de verdade, sabe arrumar times e fazê-los jogar de maneira organizada - como li outro dia sei lá onde, é um "técnico de campeonato". Outra é a de que Aranha, mesmo tendo aparecido pouco, é um goleiro melhor que Juninho (apesar do Juninho ser bacana, atleticano e adepto do aeromodelismo, é bom ele ter saído, espero que o Atlético o coloque em algum time onde possa jogar). Mais uma é a nova boa atuação de Welton Felipe - que é o melhor zagueiro do Atlético e quase toda a torcida/imprensa não percebia até outro dia mesmo - e da zaga, da defesa, aliás, em geral. Há ainda a notável evolução de Thiago Feltri, o lateral que aprendeu a jogar de uma hora pra outra e tornou o ataque esquerdo do Atlético rápido e bem jogado.

Mas há outras percepções sutis que eu fantasiei a partir de detalhes que vi/ouvi e que levo muito a sério: uma delas é a de que Celso Roth está mesmo se levando a sério naquela história de brigar pelo título, porque classificou o jogo de ontem como um desastre, mas manteve a serenidade e fez as análises corretas da partida e está, tenho certeza (e nessa parte só me resta confiar nele), consciente de como proceder para fazer o time jogar melhor e ganhar as próximas 34 partidas do campeonato.

Outra é a de que o Atlético, exatamente por ter encontrado muita dificuldade contra o Santo André totalmente defensivo - com, só dentro da área, seis defensores a cada ataque alvinegro - terá facilidade contra times que quiserem vencer e não usarem esse modo totalmente defensivo de jogar (como, aliás, já teve contra Grêmio e Sport) . O ataque do Atlético é leve, difícil de segurar, principalmente quando parte em contra-ataque. Teve, e (mesmo que melhore, o que eu espero acontecer) terá o ano todo, dificuldade contra equipes fechadas e defensivas. Mas essas não são maioria no campeonato. São maioria no campeonato as equipes que jogam aberto, são essas que concorrem com o Atlético e são essas que o Atlético vencerá.

Mais uma é a de que a evolução do ataque do Atlético só vai começar verdadeiramente agora, com a chegada de Aranha. Um time se monta a partir da defesa. É a partir da defesa que o técnico pode saber o quanto pode atacar sem correr risco demais. A defesa do Atlético era fraquíssima, Celso Roth melhorou-a visivelmente, com correções no jogo de Renan, Leandro Almeida e Welton Felipe e a entrada de Jonílson, e por isso o time já atacava melhor, com a sobra de Márcio Araújo, o maratonista. Mas a entrada de Aranha, creio eu, aumentará absurdamente a segurança defensiva do time do Atlético, e é isso que me faz crer que o ataque alvinegro ficará cada dia mais eficaz.

No comments:

Post a Comment