Wednesday, June 10, 2009

a voz do porteiro

Não é mais cedo pra falar: Alexandre Kalil é o presidente de que o Atlético precisava.

Quando se cogitava a candidatura de Kalil, ouvi várias opiniões de vozes supostamente mais bem informadas e sensatas do que "a massa" que diziam: "Kalil já endividou o Atlético e vai endividar mais", "O Sérgio Bias Fortes é um ótimo administrador sei-lá-do-que", "Kalil é o candidato do Ricardo Guimarães, ele vai ser só um fantoche". Cheguei até a pensar  - mesmo com uma vontade emotiva de ver o Kalil presidente - que pudessem estar certas, já que pareciam ter mais credibilidade e informação do que nós, agoniados torcedores atleticanos totalmente alheios à política do clube.

Mas quando ouvi, de um colega, o relato de que o porteiro do prédio onde morava enchia os olhos de lágrimas só de pensar na hipótese de ver Alexandre Kalil presidente do Atlético, mantendo fé inabalável na idéia de que o turco era a solução de todos os problemas alvinegros, concordei com ele que não importava se Kalil era candidato de Ricardo ou de Fulano ou já havia endividado o clube, o que importava era a alegria do torcedor, a possibilidade de se ter novamente esperança, a alegria de torcer, mesmo sem a certeza da vitória. Devíamos uma chance a Kalil justamente por ser ele a representação de toda essa esperança atleticana.

Está aí o resultado: Alexandre Kalil tirou o Clube Atlético Mineiro de um poço de vergonha e desprestígio para elevá-lo ao topo da tabela do Brasileirão. Faz o resto do país ter que falar do Atlético e novamente respeitar o Atlético, mesmo que ainda não tenha certeza do que é consistente ou não nesse time. Está fazendo a imprensa mineira ter que engolir o que fala do Atlético a cada jogo. Não ostenta seu título de presidente do maior Clube do mundo com vaidade, apenas com orgulho de um atleticano sério. Não respeita babaquice. Realiza um trabalho sério e competente e mostra que entende de futebol, entende mais de futebol do que toda a crônica esportiva. Se parasse por aqui, Kalil já seria o melhor presidente do século XXI, mas a gestão Kalil nos permite criar expectativa de ver bem mais do que estamos vendo, ver uma virada nos rumos do Atlético que é espetacular e, sobretudo para os que achavam que o Atlético "não tinha jeito", rápida.

O porteiro pode dormir tranquilo e com a certeza de que se arrependerá de ter comemorado a eleição de Kalil como um gol.

No comments:

Post a Comment